quinta-feira, 28 de abril de 2016

PREGUIÇA INFANTIL

              Não sei se é só aqui em casa, mas, tem dias, e semanas inteiras até que a preguiça pega a Tati de jeito...  E aí é um Deus nos acuda, porque não se tem disposição de fazer tarefas, atividades e nem nada...
                    O sono é  ótimo e já acorda mole... 
        Conversei com RITA MARIA HUBER Psicopedagoga, Especialista em Alfabetização, Especialista em Neuropsicologia, Facilitadora da Cura Reconectiva e Reconexão  Terapeuta Consteladora Familiar, e ela nos mandou um texto beeem legal para entendermos a preguiça nos pequenos. Confira!



PREGUIÇA!!! AH! ESTA PREGUIÇA!
COMO DRIBLÁ-LA?
Perguntas como:
Por que uma criança pode apresentar tanta preguiça?

Como motivar uma criança com preguiça?

Deixam os pais, às vezes, estressados com o comportamento, ou preocupados, se este comportamento é recorrente.
Pelo menos uma vez na vida, todos nós já sentimos alguma preguiça de realizar alguma atividade. E isso é normal. O problema é quando esta preguiça é recorrente e atrapalha o desempenho de tarefas cotidianas.
As crianças, por natureza, são cheias de energia, parecendo que a pilha não acaba nunca, sendo difícil desacelerá-las, porém, podem apresentar comportamentos de preguiça também. Podemos dizer que uma criança preguiçosa é uma criança sem interesse de realizar tarefas que precisa fazer.
Esta preguiça precisa ser investigada, pois pode ser seletiva, onde demonstra preguiça para algumas tarefas apenas. Aí precisa ser observado com mais atenção: a atividade pela qual apresenta preguiça, é uma atividade na qual ela apresenta dificuldade para realizá-la? Se a resposta for sim, é preciso ajudá-la a superar esta dificuldade, para que ela sinta prazer em realizá-la. Exemplo: Apresenta preguiça em realizar as tarefas de matemática. É preciso investigar, por que ela não tem motivação para realizar atividades de matemática? Existe dificuldade em algum conteúdo ou conceito desta disciplina? Se existe, é preciso ajudá-la a superar, procurando um psicopedagogo para investigar de onde vem esta dificuldade e realizar o processo corretor. Esta é uma forma de poder motivar a criança quando a preguiça é seletiva para tarefas escolares.
Agora, quando ela mostra preguiça não somente com os deveres escolares, ou em realizar alguma tarefa solicitada, mas também, para brincar com os amigos, e outras tarefas de casa, é importante conversar com o pediatra para que sejam realizados exames clínicos, pois uma anemia por exemplo, pode gerar este estado de preguiça na criança.
O sedentarismo também pode resultar num estado de preguiça. Ele acontece quando a atividade física não está sendo suficiente para o corpo, o que faz com que a pessoa gaste poucas calorias diárias e a saúde seja afetada. O sedentarismo está sendo considerado uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. Por isso os pais precisam organizar uma rotina saudável para a criança, sem agendas cheias ou estresse, mas dar condições para que a criança brinque, brinque muito, se movimentando e evitando o sedentarismo. Evitar que a criança até os 10 anos, permaneça frente ao computador ou televisão por mais de uma hora seguida, pois, além de colaborar com o sedentarismo, a luminosidade excessiva desses aparelhos pode provocar excitação cerebral, causando irritabilidade na criança, o que pode fazer com que ela se canse facilmente e apresente preguiça para realizar suas atividades.
Assim, o importante é proporcionar uma rotina, hábitos e alimentação saudável para essa criança, para que sua saúde física, mental e emocional possibilite que ela viva toda sua energia, realizando com prazer suas atividades:
- Dormir 10 horas por dia. Indo dormir cedo e acordar cedo.
-Ter uma rotina organizada e saudável: horário fixo para tarefas e brincadeiras. A criança precisa primeiro fazer as tarefas e depois brincar. Ainda que a brincadeira, seja levada a sério nessa fase. Portanto, brincar muito!
- Ter uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras, ovos, leite...; evitando salgadinhos, sanduíches gordurosos e refrigerantes, também com horários fixos para esta alimentação, não ficando sem se alimentar ao levantar e nem muito tempo de intervalo entre as refeições principais.
- Ficar o menor tempo possível frente ao computador, tablets, videogames, e, se possível, evitá-los. Criança precisa brincar ao ar livre. De pé no chão, pisando na grama, correndo.
Muitas vezes a preguiça está relacionada ao estresse, devido à agenda cheia, poucas horas de sono, alimentação muito artificial (à base de corantes e conservantes) Tudo isso é preciso ser levado em consideração.
Mas, se mesmo organizando uma rotina saudável, com boas horas de sono, e uma alimentação saudável, a criança continuar apresentando um comportamento de preguiça generalizada? É preciso procurar ajuda de um profissional competente, para uma boa avaliação. Nesse caso, podem existir outros fatores relacionados à esta preguiça. Inclusive se os pais também a apresentam, pode ter uma causa sistêmica. E esta investigação é possível de ser descoberta e tratada.
                                                                              RITA MARIA HUBER Psicopedagoga, Especialista em Alfabetização, Especialista em Neuropsicologia
Facilitadora da Cura Reconectiva e Reconexão
 Terapeuta Consteladora Familiar
(41) 9203-4074 (41) 9916-6244


  Dicas para sua selfie sair perfeita Em tempos de redes sociais, a selfie perfeita é ouro! Selfie nada mais é do que uma foto que você tira...